Perguntas frequentes > Anticoncepção na Adolescência
-
Quais são os métodos indicados para adolescentes?
Os métodos anticoncepcionais nunca devem ser indicados. O/a profissional de saúde deve oferecer todas as opções anticoncepcionais disponíveis no país, com informações claras e atualizadas sobre as características de cada método. Mostrar o método, explicar como evita a gravidez, o modo de uso, eficácia, efeitos colaterais, esquema de seguimento e explicar os critérios médicos de elegibilidade, deixando claro que a idade per se não limita o uso de nenhum método anticoncepcional. O/a profissional de saúde deve facilitar o processo de escolha livre e informada levando a adolescente a refletir sobre seus projetos de vida, suas intenções reprodutivas, suas características pessoais para lidar com os efeitos colaterais dos métodos, por exemplo, as irregularidades menstruais, a amenorreia etc.
-
A partir de qual idade as adolescentes podem usar métodos anticoncepcionais?
Desde a menarca, ou seja, desde que a adolescente tenha a sua primeira menstruacão, se ela decidir iniciar a sua vida sexual, ela pode usar qualquer método anticoncepcional da sua escolha, desde que não tenha alguma condição médica que seja categoria 3 ou 4 nos critérios médicos de elegibilidade (CME) da OMS.
-
Qual é o melhor método para adolescentes?
O melhor método para adolescentes é o método que a adolescente escolhe de maneira livre e informada e que não haja condições médicas que limitem o seu uso de acordo aos CME. Estudos bem controlados mostram que, quando o método é escolhido pela usuária, a taxa de continuidade com o método ao final de um ano é de mais de 80%, pelo contrário, se o método é indicado ou escolhido pelo/a profissional de saúde, a taxa de continuidade no final de um ano é menor que 20%.
-
A nuliparidade é contraindicação ao uso do DIU?
Não, as mulheres que nunca tiveram filho, incluindo adolescentes, podem usar o DIU sem nenhuma restrição. A nuliparidade é categoria 2 nos CME, ou seja, o método pode ser usado.
-
Adolescentes podem usar Depoprovera? (injeção trimestral)
Sim, adolescentes podem usar Depoprovera.
-
O uso de pílulas por longo tempo pode significar que adolescentes tenham problemas para engravidar no futuro?
Não, a pílula não causa infertilidade. Ela pode ser utilizada por muitos anos se a adolescente não tiver algum problema de saúde que seja critério 3 ou 4 para o uso da pílula. A idade e o tempo de uso não limita seu uso.
-
Deve-se recomendar a camisinha para adolescentes?
Sim, a camisinha deve ser recomendada para ser usada sempre e em todas as relações pelos adolescentes homens e deve-se recomendar para ser usada como dupla proteção de duas maneiras: a) a camisinha como método anticoncepcional e para evitar as IST/HIV-Aids, tendo a pílula de emergência sempre como apoio no caso que se rompa a camisinha, b) A jovem deve usar um método anticoncepcional e o jovem a camisinha.
-
Se os métodos de longa duração (LARC) são mais eficazes, eles deveriam ser recomendados para adolescentes?
Nunca deve se recomendar um método anticoncepcional específico, mas sim eles devem ser colocados à disposição e deve se informar que eles são mais eficazes para evitar uma gravidez, para que elas considerem essa informação na escolha do método. O método sempre deve ser escolhido pela adolescente. O papel do/a profissional é ajudar a fazer a escolha, sem influenciar a decisão, e verificar os critérios médicos de elegibilidade.
-
O uso repetido e frequente da pílula de emergência faz mal à saúde?
Não, a pílula de emergência (PAE) não prejudica a saúde. Ela pode ser utilizada quantas vezes forem necessárias. Ela funciona para cada relação sexual desprotegida. Entretanto, as adolescentes devem ser orientadas que, depois de usar a PAE, elas devem esperar a próxima menstruação sem ter relações sexuais ou devem usar camisinha. Depois de usar a PAE de levonorgestrel se pode começar o uso de um método regular no mesmo dia em que se toma a PAE.