Métodos Baseados na Percepção da Fertilidade
- DefiniçãoOs métodos baseados na percepção da fertilidade (MBPF), também conhecidos como métodos de abstinência periódica, métodos comportamentais e métodos naturais, baseiam-se em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo.
Sabe-se que a mulher, em cada ciclo menstrual, tem possibilidade de ficar grávida só quando tem relações em algum dos cinco dias antes da ovulação ou no dia da ovulação.
Em consequência, seria suficiente praticar abstinência durante seis dias em cada ciclo para garantir um efeito anticoncepcional de alta eficácia. A razão pela qual a abstinência deve ser maior é que não há métodos confiáveis para predizer, de maneira precisa, quando ocorrerá a ovulação, que é um fenômeno variável, de pessoa para pessoa, e na mesma pessoa em diferentes períodos de tempo.
A maior ou menor eficácia desses métodos dependerá, então, da precisão com que seja possível predizer a ovulação, do cálculo adequado da margem de segurança para evitar erros devidos à variabilidade e da adesão ao modo de uso do método, ou seja, a capacidade de manter abstinência no período indicado, o que faz necessária a colaboração de ambos os parceiros. - Mecanismo de AçãoExistem várias modalidades ou tipos de métodos baseados na percepção da fertilidade, que usam diferentes métodos para identificar os dias em que deve ser praticada a abstinência. Estes métodos têm muitas características comuns, incluindo a sua taxa de falha (gravidez). Eles são:
• Calendário (tabelinha): a mulher marca em um calendário os dias do mês que correspondem ao início e ao término do período fértil, determinado por um cálculo.
• Muco cervical (Billings): a mulher deve evitar ter relações nos dias úmidos, ou seja, nos dias em que tem muco cervical, que denota que pode estar no período fértil.
• Temperatura corporal basal: a variação da temperatura durante o ciclo pode ajudar a determinar a data da ovulação e, consequentemente, quando a mulher pode ou não pode ter relações.
• Sintotérmico: consiste no uso dos três métodos descritos acima de forma combinada, além de outros sinais que podem contribuir para detectar a ovulação de maneira mais precisa. Também chamado de múltiplos indicadores.
• Método dos dias fixos: baseado em estudos clínicos com um número grande de usuárias, foi possível estabelecer qual seria o período fértil de mulheres que apresentam ciclos de 26 a 32 dias, que pode servir para a grande maioria das mulheres. É uma maneira simplificada do método do calendário, mais apropriado para ser oferecido por serviços que não têm a capacidade de oferecer adequada instrução sobre o uso do calendário. Para simplificar o seu uso, ou para ser usado por pessoas com pouca escolaridade, recomenda-se usá-lo com o auxílio de um colar de contas coloridas que guia na detecção do período fértil.
• Método dos dois dias: baseado na identificação da presença de secreções vaginais pela mulher.- Eficácia e taxa de continuaçãoA eficácia depende de como são utilizados. É fundamental que o casal aprenda a determinar qual o período fértil em cada ciclo e é fundamental que o casal esteja de acordo na maneira de usar e se respeita a abstinência nos dias férteis. Idealmente, os casais devem se abster das relações com penetração no período fértil.
Alguns casais, em vez de se abster nos dias férteis, têm relações com preservativo, mas essa prática aumenta o índice ou taxa de falhas. O ideal seria identificar o período fértil, se abster de relações com penetração nesse período e, no restante do mês, usar preservativo. Dessa forma aumenta a eficácia.
Em uso habitual, ocorrem aproximadamente 15 gravidezes para cada 100 mulheres; isto significa que 85 de cada 10 mulheres que usam o método não irão engravidar em um ano de uso.
A tabela abaixo apresenta a eficácia por tipo de método, em uso habitual e em uso correto e consistente, ou seja, evitando as relações vaginais nos dias férteis em cada ciclo.
Importante:
• São escassas as informações sobre a eficácia do uso dos MBPF junto com métodos de barreira ou coito interrompido. Alguns casais preferem usar métodos de barreira em vez de praticar abstinência sexual durante o período fértil, mas essa conduta aumenta o risco de gravidez com este método.
• Casais que habitualmente usam métodos de barreira também podem usar os métodos comportamentais e evitarem manter relações sexuais durante o período fértil. Essa combinação é mais eficaz do que o uso isolado de métodos de barreira. Porém, quando se usa abstinência periódica como método principal, a eficácia é maior evitando relações sexuais ao invés de usar métodos de barreira durante o período fértil.
- Efeitos colaterais, riscos e benefícios
- Riscos para a saúdeOs MBPF não apresentam riscos, mas não protegem contra infecções de transmissão sexual, incluindo o HIV.
- Benefícios não contraceptivos- Não apresentam efeitos colaterais
- Não requerem procedimentos especiais
- Ajudam à mulher a aprender sobre o seu corpo e os sinais de fertilidade
- Facilitam a adesão de alguns casais a suas normas religiosas ou culturais sobre anticoncepção.
- Modo de uso
- Quem pode usarQualquer casal pode usar o método; não há condições médicas que restringem o seu uso. Uma vez que o casal esteja treinado, o método pode ser iniciado em qualquer momento.
- Esquemas de usoComo usar estes métodos
Neste manual serão apresentadas as instruções de uso de dois métodos: Método dos Dias Fixos e Método dos Dois Dias, já que são os que apresentam as melhores taxas de eficácia nos estudos e são mais fáceis de aprender a usar, o que explica que se consigam taxas mais altas de uso correto e consistente, o que leva a taxas mais baixas de gravidez durante o seu uso.
Estes são os dois métodos que estão descritos com mais detalhe no Manual Mundial de Planejamento Familiar da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Instruções de uso do Método dos Dias Fixos:
Importante: Uma mulher pode usar o método dos dias fixos se a maioria dos seus ciclos menstruais duram entre 26 e 32 dias. Se ela tem mais de dois ciclos mais longos ou mais curtos ao longo de um ano, o método será menos efetivo. Se a mulher tem mais de dois ciclos de menos de 26 ou mais de 32 dias, deveria escolher outro método.
• A mulher deve registrar os dias do seu ciclo menstrual, anotando o primeiro dia de sangramento como dia 1.
• Entre os dias 8 e 19 de cada ciclo são considerados os dias férteis para todas as usuárias deste método. Os casais devem evitar relações vaginais ou usar preservativo ou diafragma durante os dias 8 até 19.
• Os casais podem ter relações desprotegidas nos outros dias do ciclo: do dia 1 até o dia 7 e do dia 20 até a próxima menstruação.
Os casais podem usar um colar de contas que indicam os dias férteis e inférteis, conforme o diagrama apresentado a seguir. Também podem usar um calendário ou um aplicativo para memorizar as datas.
O colar tem 32 contas ovaladas e uma conta cilíndrica negra com uma seta indicando a direção em que deverá ser deslocado o anel de borracha a cada dia. Antes de começar a menstruação, o anel de borracha elástica deve estar na conta cilíndrica negra.
No dia que começa a menstruação, a mulher deve deslocar o anel de borracha e colocá-lo na conta vermelha. A cada dia (de manhã) a mulher deve deslocar o anel de borracha até a conta seguinte, sempre na direção da seta (no sentido do movimento dos ponteiros do relógio). Quando o anel de borracha chega à primeira conta branca (oitavo dia do ciclo) começa o período fértil, ou seja, começa o período em que não deve ter relações.
Só poderá voltar a ter relações quando a borracha seja deslocada à primeira conta marrom clara depois das contas brancas até a próxima menstruação, o que deve acontecer entre o dia 27 e 32, ou seja, desde o dia da conta marrom escura até a última conta marrom clara ao lado do cilindro preto. Se a menstruação começa fora desse período quer dizer que o ciclo foi de menos de 26 dias ou mais de 32. Se isso acontecer duas vezes em 12 meses deve mudar de método porque a eficácia será menor.
Instruções de uso do método dos dois dias:
A mulher todos os dias deve definir se tem ou não secreções vaginais.
Todos os dias a mulher deve se fazer uma pergunta: Tive secreções hoje ou ontem?
Se a resposta é NÃO, significa que hoje NÃO é um dia fértil
Se a resposta é SIM, significa que hoje SIM é um dia fértil
Importante: Se a mulher tem uma infecção vaginal ou alguma outra condição que altera o muco cervical pode ser difícil usar o Método dos Dois Dias.
• A mulher deve verificar a secreção vaginal todas as manhãs ou tardes, com os dedos, na calcinha, usando papel higiênico ou pela sensação dentro ou em volta da vagina.
• Tão logo identifique qualquer secreção, de qualquer tipo, cor ou consistência, ela se considera fértil nesse dia e no dia seguinte.
• O casal evita relações sexuais vaginais ou usa preservativo ou diafragma todos os dias com secreção e no dia seguinte ao último dia com secreção.
• O casal pode ter relações vaginais desprotegidas depois que a mulher teve dois dias seguidos secos (sem secreções de qualquer tipo).
- Perguntas Frequentes